Que todo mundo compra tinta não é novidade, o que pode nos surpreender é o propósito que essa tinta será destinada. Certamente, alguma vez você precisou pintar uma parede, até mesmo uma área no chão, com tinta para ambientes externos, por exemplo.
Mas o teto? Alguma vez você cogitou? Isso mesmo! Essa é uma tendência já bem forte e estabelecida internacionalmente. No Brasil pode não ser tão comum, mas nós da Pinta Mundi Tintas prevemos que será algo bastante promissor no nosso país.
Assim como a pintura em paredes, a cor é um elemento extremamente importante. O ser humano é muito visual, portanto, quando queremos, por exemplo, delimitar algum ambiente, dar sensação de profundidade ou mesmo trazer um certo tom ao espaço (seriedade, aconchego, tranquilidade ou mesmo uma aura mais “dark”), a paleta de cores tem um papel fundamental.
Por exemplo, se temos um espaço com pé direito muito alto e seu desejo é dar a impressão de que ele é menor, cores escuras são uma boa pedida! Em contraponto, caso você tenha um cômodo com espaço reduzido, aposte em cores pastéis de sua preferência e combine com a decoração do ambiente.
Falando em decoração, essa é uma parte bastante relevante! Escolher a cor do teto é tão importante quanto escolher a cor do seu móvel favorito ou do conjunto decorativo que irá usar. Afinal, as milhares de cores que existem ao nosso dispor interagem de formas diferentes. Algumas se dão super bem e fazem uma composição mais harmônica, outras nem tanto.
Para compor e coordenar melhor múltiplas cores, também vemos muitos exemplos de tetos com desenhos, padronagens e estampas. Isso traz não só bastante vida ao ambiente, mas também pode ser um grande aliado na fluidez da circulação de pessoas ali.
Existem muitas referências das quais podemos nos inspirar, onde o teto e uma ou mesmo duas paredes, estão com a mesma cor. Isso ajuda a criar uma certa delimitação e pode até destacar algum objeto, móvel ou área dentro de um cômodo. Isso vale muito, especialmente para ambientes integrados!
Author